Inauguração da Casa de Cultura

E eis que depois de 147 anos Campina finalmente ganhou  local destinado à respeitar e cultivar a sua Cultura. A casa escolhida para sediar a Secretária de Cultura de Campina Grande é a antiga casa de Severino Cabral, ex-prefeito de Campina, um comerciante  que teve a sensibilidade de formentar a cultura na cidade (sim, foi ele quem construiu o Teatro Municipal)

Casa de Cultura

Fotos: Gustavo Floresta

Há um ano atrás nas pesquisas para a monografia, fotografei algumas partes da casa que se encontrava em péssimas condições. A família não tinha condições de cuidar nem a prefeitura tinha o interesse em manter. Segundo Severino Cabral Filho, essa casa foi comprada por Severino Cabral Pai ao o filho do Marechal Floriano Peixoto (sim, o da avenida! Brincadeira,  o que foi o segundo presidente do Brasil)

Foi uma cerimônia tímida e de pouca (ou nenhuma) divulgação, mas foi um começo para que a Cultura  na cidade finalmente ganhe um pouco de atenção. O discurso do senhor Senador foi lindo quando citou histórias da cidade e como a população de Campina não tem acesso a tudo isso, o senhor secretário de educação foi enfático quando disse que a educação patrimonial não é ensinada nas escolas,(faltou uma cartolina escrito: E É CULPA DE QUEM?) e o senhor prefeito apenas citou o quão bom essa obra, o teatro, as creches, as pavimentações das ruas foram eficazes em seu governozZZzzzZZZZZ…

O Hall de entrada foi batizado de Vicentina Vital do Rêgo (avó paterna de Veneziano e de Vitalzinho), acho que nomes muito mais importantes para a história da casa deveriam ser lembrados como a Srª Cabral, Dona Anita. Falando nela, na sala de entrada existem móveis da época e objetos pessoais da família, bem interessante.

Dona Anita era fashionista!


Vão lá conhecer, é pequeno mas vale a pena! Vocês não vão dá de cara com nenhum político citado acima :D

AV. Getúlio Vargas, 343, centro de Campina Grande.

Anúncios

Um comentário sobre “Inauguração da Casa de Cultura

  1. Rafaela disse:

    Que lindo!!! Vou separar qualquer dia para visitar. Ah, e gostei de saber que não terá nenhum desses políticos quando for visitar. kkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s