Liberdade de expressão é um direito de todos.

O facebook deixa qualquer um muito livre pra dizer o que pensa, o que gosta, o que repudia e o que acha engraçado. E assim a gente comenta e gera um diálogo onde sempre é saudável escutar e ser escutado.

O que aconteceu ontem foi que um desses compartilhamentos realmente me irritou. Colocaram a foto de uma pessoa com os seguintes dizerem “Essa pessoa sabe como não se vestir” no qual caracterizo com um ato de imbecilidade. Trata-se da figura de Thiago Roese, estudante de jornalismo e um excêntrico.  Suas roupas são diferentes sim, foge do normal mas o que me espanta é que a própria classe da Moda recrimina o menino como se ele fosse um ET.

 

Thiago

Pergunto a essas mesmas pessoas FASHIONISTAS que o legal da Moda é se vestir igual a todo mundo né? É fazer look do dia pra mostrar que eu tenho uma bolsa Chanel, que já fui em Paris  3 vezes e que consigo usar mix de estampas como ninguém. As mesmas fashionistas provavelmente folheiam a vogue, passeiam por blogs e assistem desfiles só pra ver “o que tá na moda” e não se preocupam em entender o porque de tudo isso, não pensam, não questionam, não tentam entender qual o fenômeno que faz que TODOS usem a mesma coisa em uma determinada época. Falei um pouco sobre isso aqui. Por isso que as pessoas acham a moda fútil, porque essas mesmas pessoas adoram apontar o dedo pra gente como Thiago e diz:  QUE HORRÍVEL! Mas todo mundo acha a Lady Gaga um ícone fashion né? David Bowie também foi um que não sabia se vestir, to errada?

Claro que existem pessoas não que tem o senso estético de unir suas roupas de forma “harmoniosa” e que a gente diz que se veste mal e bla bla bla… (sem falar que a gente não estampa a cara de ninguém numa rede social chamando essa pessoa de brega né?) O caso de Thiago é diferente,  ele uma instalação ambulante, um happening que quando a gente pensa que já viu de tudo, ele vai lá e surpreende. Ele utiliza o corpo para produzir sua própria arte, a arte nada mais de experimentar materiais, formas, cores e conceitos completamente estranhos mas que conservam a autenticidade e a sabedoria da intuição. Arte é tudo aquilo que você pode modificar através do seu conhecimento sobre mundo, as influências que sua cultura exerce sobre você e nela se expressar, resultando num produto. E não sou eu que afirmo isso, é Ariano Suassuna.

Conheci Thiago no JPFW (sim, ele frequenta eventos de Moda) e perguntei pra ele o porque daquela vestimenta. Achei essa entrevista (e esse texto massa) e lá ele diz tudo e um pouco mais do que ele me contou naquela noite. Só não concordo com a frase “as pessoas não veem mais moda como arte, está tudo comercial, e eu não gosto disso”. Primeiro que as pessoas nunca consideraram moda uma arte (apesar de eu discordar) e segundo que a arte pode e DEVE ser comercial, inclusive existem estudos que afirmam que investir no mercado de obras de arte é mais vantajoso do que investir na bolsa de valores. Artista deve sim ser reconhecido pelo seu trabalho, ele também paga contas mas aí já é outra questão no qual não cabe aqui.

Admiro Thiago e com certeza é um objeto de estudo no qual muitos ignorantes fazem questão de ridicularizar.

Sem mais.

5 comentários sobre “Liberdade de expressão é um direito de todos.

  1. Jefferson Batista disse:

    Adorei você ter usado a minha matéria como parte do seu texto, isso é super gratificante. Quanto ao resto da matéria, concordo em tudo com você! Adoro o Thiago e as produções que ele faz, independente da opinião de quem acha que “dita a moda”. Moda é feita do jeito que a gente quiser!

  2. Bruno Monteiro disse:

    Ninguém é mais divertido ao se vestir do que Thiago. Pra mim, é impossível encontrá-lo e não abrir um sorriso. Por isso não consigo entender como alguém pode se incomodar com maneira que ele se veste.

    Ps: quanto a conhecer ou não “algum artista”, creio que ele não tenha essa obrigação.

  3. Larissa disse:

    “entender o por que de tudo isso?” kakaka pergunta pra esse menino se ele conhece ou sequer ouviu falar em algum artista… quem o inspira? pra mim ele é uma tentativa bem sucedida de chamar atenção a qualquer custo.

  4. Débora Raysa disse:

    Eu já virei super fã do seu blog e das coisas que você escreve. Concordo plenamente com o primeiro e segundo paragrafo. Eu não acho que exista certo e errado na moda.. isso é uma invenção da mídia. Que gosta de dizer o que as pessoas devem ou não devem seguir. O principio fundamental da moda é usa-lá pra comunicar algo. Como um significado. Claro que nem todo mundo que usa a moda pensa nisso. Realmente a moda nunca foi considerada arte e acho essa a maior injustiça do mundo rs. Não gosto quando alguém julga outra pessoa pelo o que ela vesta. No caso de thiago, eu não o conheço e não posso falar muito dele. Mais tenho amigas que estudam com ele jornalismo e disseram que ele nem sempre foi assim. E que esse jeito dele se vestir não é algo dele natural e sim algo forçado. Não sou ninguém pra criticar e isso não é falar mal. Mais acho que se esse jeito dele fosse algo natural mesmo seria mais aceito. Claro que é totalmente utopia achar que algum dia as pessoas vão conseguir aceitar as ‘diferenças’, aceitar os estilos diferentes, aceitar as pessoas como elas são. …
    Eu sempre viajo nos seus post, antes eu não tinha tempo pra comentar.. até porque quando eu comento sempre deixo um texto enorme neh huahauha.
    Adorei a parte que vc fala das fashionistas. Eu acho a mesma coisa. Uma pena que as coisas sejam assim né.. e que blog agora seja sinônimo para ostentação :(

    Mais pelo menos ainda existem blogs que vale muito apena parar para ler. Eu adorei o post.
    beijos

Deixe um comentário

