Trem na Europa

Prometi um post inteiro sobre como foi conhecer a Itália de trem. Juro, é muito tranquilo e não tem nem o que escrever muito aqui… mas sempre é bom escutar quem já passou por essa experiência, no meu caso eu não tinha ninguém pra pedir orientação, dai fui na sorte.

Não sei porque coloquei na cabeça que iria andar de trem na Europa e precisava comprar um Europass como se só houve essa opção. Mas comprei, existem várias categorias de Europass, o que eu comprei foi o do One Country Pass por razões óbvias e ele funciona assim:

IMG_1346

O meu eu joguei fora, mas peguei esse na internet

Vê lá em cima? Durante dois meses você viajar 8 vezes de trem, depende do que você pretende fazer. Existem passes com diferentes preços devido ao número de dias que ele te disponibiliza, por exemplo, eu sabia que iria viajar Roma-Florença-Veneza-Roma isso soma 3 viagens de trem ou seja, eu precisaria de um passe que me desse direito a 3 dias de viagens. Antes de comprar eu acabei não vendo que TODOS os trens noturnos e de alta velocidade da Trenitalia precisam de reserva antecipada. Fiquei revoltada, indignada e me senti uma marinheira de primeira viagem que se lascou ao arriscar. Mas a reserva custa apenas €10 e você faz muito rapidinho nas maquininhas que tem nas estações. Eu não fiz as contas, mas fica a dica: Faça seu roteiro, entre no site da Trenitalia e cheque os preços das passagens e veja qual vale a pena.

exclamacaoMas ó, antes de embarcar muito importante ir no Costume Service validar o bilhete (aquele carimbo ali em cima do lado direito). E aí é só ir preenchendo as datas, você mesmo faz isso e apresenta nos trens. Mas não esquece de ver se precisa da reserva se não tu vai dançar.

Acabo de ver que o Eurail Itália Pass ta com 20% de desconto, entre 2 de setembro e 31 de outubro e a entrega é free :) O meu, chegou incrivelmente em 3 dias! Ah, se você comprar hoje, ele só será válido quando você carimbar lá no Costume Service, então aproveita a promoção! Vem o passe, um livrinho de como usar, outro de horários dos trens (mas tem um app também que da pra baixar) e um guia de como proceder em caso de roubo, porque tem que tratar esse pedacinho de papel como dinheiro vivo sim.

foto(1)

Resumindo… acho que valeu a pena sim comprar o Europass porque te da uma liberdade de viajar e talvez você economize mais. Mas faz as contas aí! E experimenta andar de primeira classe pra se sentir rico uma vez na vida! :D

Até mais :D

2 comentários sobre “Trem na Europa

Deixe um comentário

