O Maior and Melhor São João do Mundo – PB

Eu sou tão rápida nos meus posts que acabou o São João ontem e eu estou aqui escrevendo sobre ele :D Mas ó, deixa eu contar…

Quando chega Maio e um sanfona faz qualquer sonzinho eu já fico naquela agonia, ta chegando São João. A única vez que eu passei o São João longe de casa foi no meu primeiro ano de Rio, em depressão. São João para o nordestino é que nem natal, acontece uma única vez no ano e tem que passar com a família e os amigos. Para quem é de Campina Grande o Parque do Povo é aquele lugar que a gente vai só pra encontrar o pessoal que a gente num vê há uns 34 anos, no mínimo. E é lugar de beber e fazer as pazes, beber e fazer amigos, beber e cantar aquelas músicas que você só sabe cantar porque cresceu cantando uma vez por ano. E bebe água, cana. cerveja, vinho e bom que doe. Alguns dançam forró, outros só socializam e todos se encontram.

Sentiu o drama?

O maior and melhor São João do Mundo acontece na capital do mundo, centro de irradiação cósmica do universo, terra de gente humilde e sincera, Campina Grande, capital do interior do Nordeste. Dura 30 dias, de segunda a segunda tem forró e muita comida boa.

pp

créditos: codecom-CG

Eu cheguei em Campina num desespero pra comer que só a misericórdia de Deus. Minha mãe sempre acha que eu passo fome de Rio por conta desse desespero, mas é quase isso que acontece mãããeee :~ A comida do nordeste tem parêa não. Inaugurei o feriado com uma pamonha com queijo coalho delícia e 2h depois eu já estava almoçando carne de sol na nata. No dia seguinte rolou aquele picadinho de bode e mais tarde a pizza do Campina Grill. Além disso tudo, ainda teve a torta salgada da minha tia e o risoto da minha cunhada, apenas temperado com amor.

foto 1 (1)

ceicinha morta fome hahaha

Todo o mês de junho eu tenho a felicidade de ter a maior e melhor festa de aniversário. O São João é a união de todos os meus amigos com os seus amigos e meus conhecidos com o desconhecidos e conhecidos de outras pessoas. A maioria delas eu não vejo há uns 45 anos então é sempre aquela festa. E até quem num sabe dançar dois pra lá e dois pra cá e curte um rock muito do pesado a gente encontra por lá. Nas ilhas de forró eu aprendi a dançar e na pirâmide era o risca faca mais emocionante do fim da noite. O Parque do Povo são  42.000m² de barracas e um palco grande. É um rock in rio do nordeste HAHAHA sem roda gigante e tiroleza. Mas imagina aí a loucura que seria uma tirolesa lá da pirâmide. A quantidade de bêbado caindo daquilo ali… Seria dona encrenca pra todo lado. Mas ó, só conhecendo sabe? São João só entende quem cresce tendo aquilo, que nem amigo secreto em festa de natal da família, tem-que-ter (e de roupa nova).

foto 2

Foi um feriado bem especial. Um pouco estranho por reviver tanta coisa que me fez mal por tanto tempo e resgatar amizades que foram destruídas por pedrinhas minusculas da vida. Dormi depois do almoço, joguei videogame a tarde toda e tomei aquele banho quente que me deixa vermelha. Já disse que comi feito uma desesperada? Comi feito uma desesperada, coloquei o papo em dia. Tive um quarto (com banheiro) inteiro pra espalhar minhas coisas e é engraçado como as coisas mudam quando você mora sozinho. Passei a lavar os pratos do café mesmo com a empregada lá e fiz minha cama quando levantei :~ Fui fazer exame de sangue e sai de casa com meia hora achando que tava atrasada e cheguei mais cedo que a enfermeira.

Não fui em clima de despedida até porque ninguém vai morrer aqui (espero) mas deixar Campina através daquela rodoviária me cortou o coração e me fez chorar :( Acho que chorei de medo do desconhecido. Porque eu sei que sempre quando eu precisar Campina vai ta sempre ali, pequena, enxirida e toda diferente pra me acolher pra mais um São João.

foto 3

e fim :)

 

Um comentário sobre “O Maior and Melhor São João do Mundo – PB

Deixe um comentário

