Lyon – Day 2

Comecei o dia em Lyon assim:

IMG_8687

eita jeová!

 Animadíssima :( A minha primeira impressão de Lyon foi aquela né? assustadora. Mas quando o sol raiou e tudo congelou tudo mudou :D O hostel ficava muito perto de tudo que o turista precisa conhecer em Lyon então nada de comprar bilhete de transporte ou o tal do Lyon Card se você só tem dois dias na cidade… Eu só tive tempo de visitar dois museus e que me fez voltar uns 5 anos da minha vida! Eu não sabia mas Lyon era a cidade onde o Cinema nasceu! #shameonme hahaha Então existe dois museus dedicados a causa que são SENSACIONAIS, Arte e Mídia pira.

PORÉM, comecei meu passeio por Vieux Lyon. Já quando cheguei no centro de Lyon, fazia um dia lindo mesmo estando muito frio, as pontes já me consquistaram.

IMG_8690 IMG_8688

Para subir para a “velha Lyon” a gente pega o bondinho tipo o do corcovado pra ir até lá, custa €2.80 e da pra ir e voltar. Também da pra ir a pé, mas a subida é muito ingrime… se o bilhete não fosse ida e volta eu com certeza desceria a pé #economias. Lá em cima, na colina, existe a Basílica Notre-Dame de Fourvière e uma vista encantadora da cidade.

IMG_8691 (1)

Logo ali do lado da pra ir a pé ao teatro a céu aberto, resquício de quando a cidade foi capital da Galía durante o império Romano. Lá também tem um museu que conta toda a história do local, eu preferi sentar naquelas ruínas e observar o movimento. O passeio é todo gratuito e muitas pessoas vão até o palco para falar algo para seus amigos que estão no topo da escadaria e incrivelmente a acústica do local ainda é muito boa.

IMG_8692

Quando desci da Vieux Lyon comecei a passear pelas ruinhas da cidade, cheia de restaurantes e lojas. Fiquei sabendo que Lyon é a capital da gastronomia francesa mas infelizmente alguns restaurantes não ficam abertos até 15h então se você quiser provar algo, é melhor chegar mais cedo, especialmente porque eles são muito lotados! Eu comi sushi :( mas fazia 5 meses que eu não colocava um peixe cru na boca, então foi negócio! :D

Ainda embaixo existe também outra igreja interessante, a Catedral de Saint Jean e seu relógio astrônomico do século 14 que só toca em horários específicos: 12h, 14h, 15h e 16h. A entrada é gratuita, mas eu não entrei hahaha

IMG_8693

A minha tarde ficou legal e mais quentinha quando eu decidi entrar no Musée Miniature et Cinéma que me fez voltar no tempo. O museu é enorme e o ingresso custou 5.50 com minha carteira de estudante e minha cara de jovem x) São 5 andares de muita direção de arte!! ♥ A visita começa com toda a cenografia do filme O Perfume, que na verdade foi filmado em Munique e recriado no museu pela equipe de arte do filme.

IMG_8694

O passeio continua por salas com exposições de objetos de cena, documentários e maquiagens incríveis de latex de estúdios do mundo todo! É simplesmente incrível como cinema da trabalho de fazer e triste que em muitos lugares seja interpretado apenas como hobby. É uma indústria encantadora ♥ #saudades

IMG_8697 IMG_8695

Aí pra completar minha paixão o museu tem uma ala dedicada apenas à miniaturas!! nhooom ♥ Pra quem não sabe, os grandes estúdios antes de montar os cenários confeccionam pequenas réplicas e isso ajuda a elaborar a concepção cênica do filme e também todos os movimentos de câmera que o diretor queira fazer e para isso é necessário planejamento de retirada de parede, móveis e afins. Mas as maquetes do museu são tão sensacionais que é impossível ser usada apenas para estudo de cena.

IMG_8696

Nas fotos parecem que os ambiente são reais não é? Mas são todos minuscúlos e perfeitos, em todos os detalhes. Quando eu diz design de interiores e tive a matéria de maquete me achei porque fiz duas maquetes bem lindinhas, depois do museu me senti uma merdinha hahaha

Mudando um pouquinho de assunto, não tinha comentado aqui mas na minha fase “me roubaram tudo e não tenho mais dinheiro pra viajar” eu procurei hospedagem em Lyon no couchsurfing. É uma plataforma de pessoas que oferecem hospedagem de graça em suas casas para alguns viajantes. Muito boa pra quem viaja em dupla, mas sozinha eu tenho meus medos. Mas eu estava pobre :( Depois de muito me colocarem medo eu resolvi ir pro hostel mas eu já tinha feito contato com algumas pessoas em Lyon e a noite eu resolvi encontrar uma delas que foi super gentil comigo, o Giuseppe. Italiano mas morador de Lyon há 8 anos. Giuseppe tem uma história bem triste… ele foi pra Lyon por causa de uma namorada que morreu de câncer há 5 meses e por querer acompanhar ela nos últimos momentos de sua vida ele perdeu o emprego :( É muito bizarro conhecer esse tipo de história e ver que a gente não sabe o que é solidão depois que conhece a história de pessoas assim. Desde então ele procura um emprego e se reestruturar na vida, receber estrangeiros em sua casa é uma forma de voltar a viver. Não tirei fotos com Giuseppe porque fiquei tão comovida com sua história que fiquei com vergonha de propor uma foto :P

Ele me mostrou a cidade a noite e me levou pra comer em um restaurante muito conhecido em Lyon e de preço ótimo. A comida… é francesa. Prato vazio e muito, muito pão pra acompanhar porém deliciosa. Restaurant les 7 Pêches.

IMG_8698

IMG_8699

Gostei demais da ideia de tentar contato com um habitante da cidade pra me fazer companhia. Viajar sozinha é muito bom mas as vezes é muito solitário… ter um guia local e que te mostre lugares que os turistas não vão é bem interessante :)

Adotarei essa prática mais vezes!

À Bientôt!

2 comentários sobre “Lyon – Day 2

Deixe um comentário

