Mamai

Vamos falar a verdade, falar daquilo que te empurra ou daquilo que te inspira: mães.

Era uma vez minha mãe. Linda, de cabelos longos queimados do sol, de calça boca de sino. Falava alto, ria de tudo, ajudava a todos.

2

Tinha vários irmãos e um pai viajante. Sua mãe aos 45 anos decidiu fazer faculdade também. Aos 17 anos ganhou uma bolsa de estudos e foi morar nos Estados Unidos, por 6 meses alimentou uma incrível fome de conhecer o mundo. Na faculdade acabou se apaixonando por um cara do interior da paraíba, casaram-se e ela teve que sair da sua zona de conforto. Lá, a família aumentou e aos 29 anos ela ja tinha 3 filhos e nenhum emprego. Final dos anos 80 a inflação comia tudo pela frente e ela começava a me ensinar a lição número 1 da vida: em tempos de crise, saiba planejar a longo prazo. E por isso a gente viajou muito juntas e temos as melhores histórias de viagens! Ela é a responsável por esse vício, culpem ela :)

4

A minha mãe me enfeitava que nem um bolo até meus 8 anos de idade, sapatos combinando com o vestido  e muitos laços, por toda parte. Eu tenho sérias desconfianças de que ela investia mais nos meus vestidos do que na sua alimentação.

3

Com 9 anos de idade eu soube que o casamento dos meus pais tinha acabado e quem pensa que isso me traumatizou profundamente eu digo: não. Ela soube esconder uma dor que até hoje eu não sei o quanto perfurou seu coração e ela me ensinou que meu pai seria pra sempre o meu pai e me estimulava a me aproximar mais dele.  A partir dali minha mãe começou a me ensinar a ser totalmente dependente de Deus e me fez menos dependente dela, sair da barra da saia, colocar a cara no mundo. Crescendo eu pude assistir uma mulher que continua linda,  de cabelos longos queimados do sol e agora de saia longa. Fala alto, ri de tudo, ajuda a todos.

6

Chegando perto dos 30 anos eu vejo o quanto a gente inevitavelmente carrega uma grande parcela da sua mãe em si. Ontem me vi doando dinheiro para um cachorrinho com obesidade mórbida, semana passada escutei e ajudei pacientemente uma pessoa que me magoou bastante mas que naquele dia precisava de mim. Outra vez eu disse verdades duras na cara das pessoas que precisavam de uma balançada pra acordar como minha mãe sempre fez com seus amigos. Hoje eu conheço um mundo que ela não teve a oportunidade de conhecer porque ela tinha outro ofício muito mais importante, ser mãe.

Mãe. Só ela pra acordar as 7h da manhã de um sábado pra ir te ver dançar quadrilha com as  com  bizonhas estrelas nas mãos e mesmo assim, ela acha tudo lindo.

1

Só ela pra ir você nos show do seu artista preferido aos 11 anos (alo chiquititas). Imaginem o sacrificio que deve ser você levar uma criança para o show da galinha pintadinha, por exemplo. Só ela vai chorar ao ver aquele desenho estranho e que ninguém entende junto com aquela declaração de amor com letras garrafais de uma criança de 5 anos. “O que significa isso? não sei, mas é lindo” Só ela terá todo o cuidado e preocupação para preparar as melhores festas de aniversário da sua vida. Não tem parabéns pra você mais orgulhoso do que de uma mãe, né?

7

É sempre a tua mãe que é chamada na escola quando você faz merda (a minha tinha cartão fidelidade no meu colégio) e injustamente é sempre ela que é julgada quando você faz a merda. Mãe sofre quando você faz merda mas sabe que você precisa sofrer as consequências, chorando no cantinho quando te ver sofrendo, eu sei.

É a nossa mãe que sai meia noite de casa pra te pegar na pracinha da praia e te grita na frente de todo mundo porque sinceramente, porque diabos uma menina de 13 anos não ta em casa a uma hora dessas? Hoje eu te entendo mamãe.

A minha mãe sempre me deixou livre para fazer as minhas escolhas e sempre disse: vá e se der errado, tente de novo de uma outra forma, mas vá.

5

eu amo essa foto de baixo haha

Eu ainda não tenho esse sentimento incondicional de ser mãe e as vezes me assusta muito que um dia eu possa tê-lo, como pode uma pessoa renunciar toda a sua vida pelo bem de outra? Como pode você deixar todos os luxos e facilidades de uma vida, o sono, as viagens, o tempo com um único sentido: a felicidade alheia. E tudo isso, é gratuito gente! Sem querer absolutamente nada em troca. Mãe só da, da, da, da.

Hoje é o aniversário da minha mamai. Eu pensei em fazer um video pra ela mas eu chorei tanto escrevendo esse texto que o video não iria rolar mesmo. Feliz aniversário mamai e sou grata por estar longe, de verdade… você me ajudou a estar aqui hoje e eu nunca serei capaz de te devolver tudo que eu ja recebi, esse dívida será eterna. O mundo tem muita sorte de ter nele, os cachorrinhos de rua, as pessoas mais pobres, os perdidos e nós, os filhos. Um sincero desejo de que sua vida seja exemplo pra todos nós por muitos e muitos anos.

te amo.

Ps. Minha mãe vive em função de  dois projetos maravilhosos com dependentes químicos (ela também resgata e trata cachorros abandonados de rua). Quem  quiser conhecer um dos projetos acessa esse link aqui :D Ajudas são mais que bem vindas a esse projeto que é sustentado pelo seu imenso amor por ajudar os outros.

http://www.homensdecristo.com.br/

Doações
Banco do Brasil
Agência: 0063-9
Conta Corrente: 8032-2

Deixe um comentário

